O que é um data center Tier 3 e quais são as vantagens dele?

O que é um data center Tier 3 e quais são as vantagens dele?

Floripa Datacenter
Floripa Datacenter

.

08 mai 2024

Saber o que é um data center Tier 3 faz toda a diferença para a eficiência de TI da sua empresa. Conheça também uma solução de colocation em Florianópolis.

Você já calculou os prejuízos para seu negócio de ter o servidor fora do ar? De acordo com o Uptime Institute, na Análise Anual de Interrupção 2024, 54% das empresas que tiveram uma interrupção no data center registraram perdas de mais de 100 mil dólares. Além disso, para 16% delas, o custo foi superior a 1 milhão de dólares.

Daí a importância de contar com um data center Tier 3 para a segurança não só da tecnologia da informação (TI), como da organização como um todo. Um Tier 3, ou Tier III, garante maior disponibilidade para sua operação conforme um padrão de qualidade internacional.

Entender o que é um data center Tier 3 também servirá de parâmetro para sua empresa armazenar seus dados, aplicativos e serviços on-line com eficiência.

Então, tire suas dúvidas sobre o assunto:

  • Como ter mais segurança em TI?
  • O que é um data center Tier 3?
  • O que essa classificação oferece para sua empresa?
  • Onde encontrar um data center Tier 3 no Brasil?

Ao final deste conteúdo, você poderá tomar decisões bem informadas para o sucesso do seu negócio. Acompanhe a explicação!

Pontos importantes ao construir ou alugar um data center

Investir na eficiência em data center é investir no crescimento da empresa. Você terá maior proteção dos dados da organização e dos clientes, garantirá maior disponibilidade dos aplicativos e serviços digitais, além de ter o poder computacional necessário para suas atividades.
No entanto, como reconhecer uma estrutura de fato eficiente? Os fatores abaixo podem ajudar nesse sentido.

Disponibilidade do serviço (uptime)

Um servidor fora do ar pode custar muito caro para as empresas. Então, quanto menor o risco de indisponibilidade, maior a segurança para suas operações. No caso de um data center Tier 3, o uptime é de 99,982%. Isso quer dizer que o serviço está disponível quase 100% do tempo.

Baixa latência

Não basta estar disponível em tempo integral, também é preciso que a conexão atenda às expectativas dos usuários em relação à velocidade. Ou seja, a rapidez na transmissão de dados é fundamental.

Conectividade redundante

A eficiência do data center é marcada igualmente pela redundância na conectividade. Ser redundante, nesse caso, significa não depender de uma única operadora ou rota para conexão com a internet. Isso reduz os riscos de interrupção do serviço.

Redundância de energia

O mesmo princípio de redundância de conexão aplica-se à energia. A estrutura deve estar preparada para lidar com quedas repentinas no abastecimento sem prejuízo aos negócios.

Climatização adequada

Um data center requer um controle rígido da temperatura para manter os bons níveis operacionais. O sistema de refrigeração deve ser apropriado para esse tipo de estrutura e contar com abastecimento de energia também redundante.

Segurança

Para garantir a eficiência do data center no longo prazo, ainda é preciso pensar na prevenção a desastres naturais, nas medidas de emergência contra incêndios e na segurança diária com o trânsito de pessoas pelo ambiente.

É por isso que a solução de aluguel de data center vem ganhando força. Esse modelo é mais econômico para as empresas e oferece infraestruturas mais bem preparadas, segundo as exigências de um mercado competitivo.

Como avaliar a eficiência do data center?

Seria ótimo se houvesse um padrão para saber se o data center atende a todos os prerrequisitos de eficiência, não é mesmo? A boa notícia é que ele existe.

Há mais de 30 anos, o Uptime Institute desenvolveu a Certificação Tier para medir o quanto um data center é capaz de satisfazer as necessidades de uma empresa. Imagine um ISO 9000, só que, em vez de considerar a gestão da qualidade, as normas são para a segurança e eficiência da estrutura de TI.

A escala de avaliação vai de 1 a 4, ou I a IV em números romanos, forma mais utilizada pelo instituto. Mas podemos usar tanto o termo “data center Tier 3” quanto “data center Tier III” para nos referirmos à mesma coisa.

Tier, em inglês, significa “nível”. Ou seja, quando falamos de um data center Tier 3, queremos dizer: um data center de nível 3.

Conheça melhor os diferentes níveis:

  • O nível mais básico é o Tier 1. Nesse tipo de estrutura, é necessário desligar todo o local para a realização de serviços de manutenção ou reparo, segundo a definição do Uptime Institute.
  • Acima disso vem o Tier 2. Ele apresenta algum patamar de redundância, mas ainda é preciso desligar todo o local para a manutenção ou o reparo.
  • O data center Tier 3 é muito mais seguro. Qualquer componente ou caminho de distribuição da estrutura pode ser removido ou interrompido para manutenção sem impactar a operação geral.
  • Por fim, no Tier 4, falhas individuais de equipamentos ou interrupções de caminho de distribuição não afetarão a operação.

A Certificação Tier é mundialmente reconhecida e não dá preferência a tecnologias ou fornecedores específicos. Em lugar disso, é baseada no desempenho que o data center entrega aos negócios.

O que é um data center Tier 3?

Um data center Tier 3, ou Tier III, é definido principalmente pela alta disponibilidade do serviço e pela segurança reforçada para as empresas. 

Por padrão, ele deve permitir manutenções sem prejuízos ao bom funcionamento geral. A operação é toda baseada em redundâncias, do abastecimento de energia à conexão com a internet, para que tenha uma disponibilidade assegurada de 99,982% do tempo. Esse é o uptime exigido às estruturas desse nível.

Enquanto os data centers de Tier 1 e 2 podem passar mais de 20 horas por ano fora do ar, o Tier 3 registra, no máximo, 1,6 hora de inatividade por ano. Lembrando que essa é a margem de segurança — o desempenho real pode ser ainda melhor. Por exemplo, o Floripa Datacenter, localizado no aeroporto de Florianópolis, trabalha com o padrão Tier 3 e chega a um uptime superior a 99,99%.

Para garantir esse alto índice de disponibilidade, o data center precisa ter sistemas redundantes de energia e conectividade. Por sinal, outro requisito de um data center Tier III é ter proteção de 72 horas contra quedas de energia. Caso uma linha de abastecimento falhe, outras medidas devem entrar em cena, como nobreaks e geradores próprios, para manter a operação funcionando.

Outro ponto importante da definição de Tier 3 diz respeito à segurança do local. O ambiente deve ser monitorado em tempo integral e ter acesso controlado.

Para completar, é exigido um padrão de excelência não só da estrutura, como também do pessoal. 

Principais características do data center Tier 3:

  • uptime de 99,982%;
  • máximo de 1,6 hora de inatividade por ano;
  • proteção contra interrupção de energia por 72 horas;
  • segurança reforçada e acesso controlado à construção;
  • presença de pessoal qualificado 24x7;
  • experiência e treinamento técnico exigidos para operar a instalação;
  • programa de manutenção preditiva eficaz.

Onde encontrar um data center Tier 3 no Brasil?

Dados da Grand View Research revelam que o segmento de Tier 3 responde por cerca de 45% do mercado de data centers no mundo e continua crescendo. As vantagens que vimos acima explicam o porquê desse crescimento.

Mas, então, onde encontrar um data center Tier 3 no Brasil? A resposta para isso está em Florianópolis. Mais precisamente, no Floripa Airport, que atua no modelo de aluguel, ou colocation.

Dentro do aeroporto de Florianópolis há uma estrutura de data center moderna e completa, que dá suporte tanto às operações da Zurich Airport Brasil quanto a clientes externos. Centenas de negócios podem hospedar seus dados e serviços com toda a segurança e eficiência no Floripa Datacenter.

— A localização no aeroporto de Florianópolis oferece uma segurança local reforçada 24 horas por dia, sete dias por semana, além de serviços de alta qualidade, fornecimento de energia confiável e dupla abordagem para links de internet — esclarece Wilson Felicio Victer, gerente de TI.

Outra vantagem do Floripa Datacenter é a escalabilidade do serviço. A oferta de espaço adapta-se facilmente à necessidade da sua empresa e pode crescer com ela.

— A Zurich Airport Brasil está atenta às demandas do mercado e pronta para atender parceiros de negócios que visam ao crescimento conjunto — complementa Victer.

Aumente a eficiência de TI da sua empresa falando com nossos especialistas pelo WhatsApp.

Outros conteúdos de Floripa Datacenter